Peras em Calda

Estamos na época das pêras, esta é a maneira que utilizo para as preservar. São deliciosas com iogurte nos pequenos-almoços de inverno! Quando preservo fruta, nunca adiciono aromas, como por exemplo a canela, baunilha ou outros. Assim no inverno tenho um sabor o mais original possível da fruta fresca. Experimente e verá que farão sucesso, também as poderá utilizar como sobremesa. 
Ingredientes:
1kg de pêras descascadas e em metades ou quartos
1 Limão
1/2 Medida de açúcar para
1 Medida de água
 
Preparação:
Descascar as pêras, cortar em metades ou quartos e retirar o caroço, reservar num alguidar com água e o sumo do limão para que as pêras não oxidem e fiquem castanhas.
 Levar ao lume a água e o açúcar e fazer uma calda (não necessita ferver).
 Humedecer o interior dos boiões com água fria e encher os frascos com as pêras, com uma colher acomode-as. As pêras deverão ficar bem acamadas, o máximo que conseguir, porque diminuem te tamanho com a cozedura.
 Acabar de encher o frasco com a calda até cima e retirar as bolhas de ar, metendo num dos lados do frasco a lâmina de uma faca esterilizada e abanando um pouco o frasco. Acabe de encher com calda e coloque as tampas apertando-as.
Meter uma grade de panela ou um fundo falso (um pano de cozinha por exemplo) dentro da panela para que os frascos não batam uns nos outros e partam; deitar água até uma altura de metade da altura dos frascos.


Na panela de pressão:
Colocar os boiões preparados na panela e fechar a tampa da panela, deixando a válvula aberta. Aquecer lentamente até o vapor de água sair num jacto contínuo. Fechar a válvula e manter a pressão durante 1 minuto.
Tirar a panela do lume e deixar arrefecer durante 10 minutos.

Numa panela ou tacho normal:
Enquanto está a colocar as pêras no frasco, meter um tacho ao lume com a água, e deixar ferver. colocar os frascos dentro do tacho e deixar ferver durante 20 minutos.

Finalmente tirar os boiões. Colocar sobre uma superfície quente e seca virar os frascos com a tampa para baixo e deixar arrefecer.
Armazenar sempre com a tampa para baixo, para manter a fruta em vácuo.
Ainda tenho 1 frasco que fiz no ano passado, e está impecável!