Gravlax


O que é o Gravlax? O Gravlax não é nada mais nem nada menos que salmão curado, é um excelente substituto do salmão fumado. É o método mais puro de consumir o Salmão (além do salmão fresco). Sai bem mais barato que o caríssimo salmão fumado, principalmente quando temos de servir muitas pessoas, em que nem dez embalagens de salmão fumado chegariam para as entradas.Mas o mais importante é que o podemos fazer facilmente em nossa casa!
Conheci este processo quando comprei o livro de culinária de Clara de Sousa, espiolhei outras receitas na net e aventurei-me… Podem acreditar, que quem aprecia o salmão fumado adorou este Gravlax! 

Ingredientes:
1 filete de salmão com pele (1-1.5kg)
6 colheres de sopa de sal grosso
3 colheres de sopa de açúcar branco
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
Sumo de 1 lima
1 colher sopa de vodka
3 colheres de sopa de pimenta branca moagem grossa
1 colher de sopa pimenta preta moagem grossa
1 molho grande de endro fresco 

Passo 1
Coloque o filete de salmão, com a pele para baixo numa folha grande de filme plástico. Misture o endro cortado com os grãos de pimenta esmagados, sal, açúcar espalhá-lo sobre a face de corte do salmão. Salpicar com a Vodka e o sumo da lima.

Passo 2
Enrole firmemente o peixe em duas ou três camadas de filme plástico e coloque o embrulho num recipiente com uma rede por baixo (utilizo uma travessa de plástico que comprei já com a parte de rede em plástico). Colocar uma ou duas latas de fruta em conserva por cima para fazer peso. Levar ao frigorífico durante 3 ou 4 dias, tendo o cuidado de escorrer o líquido do peixe a cada 12 horas.

Passo 3
Passados os 4 dias, retire a pelicula aderente e esfregue o salmão de modo a retirar todo o sal; lavar muito bem o salmão em água corrente e secar com papel absorvente.

Passo 4
Para servir, numa tábua deveremos posicionar o peixe com a pele para baixo; corte o salmão em fatias finas sem chegar à pele, a pele serve para conservar o salmão uma vez que se dobra a pele para cima do salmão criando assim uma capa protectora.

Bom apetite!